Entre os dias 16 e 19 de abril, o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esqd C Sl), única OM de Cavalaria de Selva do Exército Brasileiro, realizou diversas atividades na Guarnição de Tucuruí/PA, referentes à Semana do Exército Brasileiro.
Já no início da semana, as frações da OM competiram em prova de resistência, a Competição Lanceiros da Selva, onde sagrou-se campeã a equipe do 1º Pelotão de Exploradores com o tempo de 1h e 34min.
Dentro do Programa Formadores de Opinião Lanceiros da Selva, foram ministradas palestras a universitários e estudantes de nível médio, atingindo cerca de 200 alunos. Foi organizado um concurso de redação entre escolas locais, sendo franqueado ao aluno vencedor ler sua redação na formatura alusiva à data. Ocorreu ainda, atingindo o público infantil, a atividade de Portões Abertos que contou com dinâmicas recreativas no interior da OM.
Estendendo a Mão Amiga foi realizada uma ação cívico-social (ACISO) na principal praça da cidade com atendimento médico-odontológico, palestras educativas e exposição de materiais de emprego militar, com o objetivo de estreitar laços da OM com a sociedade de Tucuruí.
Houve ainda, dentro do Programa Raízes, Valores e Tradições, uma interação com a Tribo Indígena Assuriní em comemoração ao Dia do Índio. A OM enviou militares para as festividades ocorridas dentro da Reserva Indígena Trocará e recebeu lideranças da tribo que abrilhantaram a Formatura do Dia do Exército.
Encerrando as atividades, ocorreu uma formatura alusiva à data. A atividade contou com entrega de medalhas aos integrantes da OM, uma demonstração do poder de combate dos Lanceiros da Selva, premiação da Equipe vencedora da competição Lanceiros da Selva e a leitura da Ordem do Dia. Destaca-se a entrega da Medalha Exército Brasileiro à Sra Luciana Frazão, esposa do 2º Sgt QE Da Silva, pioneiros na transferência do 23º Pel C Mec do Rio de Janeiro para Tucuruí em 1998, ano de criação da OM.
Redes Sociais