Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 

 

                As características do Esqd C Sl são inerentes às tropas de selva e às da arma de Cavalaria: a mobilidade, a flexibilidade, a proteção blindada, a potência de fogo, a ação de choque e o sistema de comunicações amplo e flexível.

          1. Mobilidade - O Esqd C Sl deve ser 100% móvel e capaz de realizar manobras rápidas e flexíveis, para obter o elemento surpresa e buscar o contato com o inimigo. Sua mobilidade tática será garantida pela velocidade, raio de ação e capacidade de suas viaturas ou embarcações, sendo restrita à velocidade do homem a pé em ambiente de selva.

          A mobilidade através do campo, em estradas, em rios e em caminhos secundários, a instrução peculiar de suas unidades, a versatilidade de sua organização, permitindo composições adequadas a cada situação, possibilitam o emprego da C Sl em todos os tipos de operação e variados ambientes operacionais, por toda a extensão da floresta Amazônica.

         2. Flexibilidade, Elasticidade e Modularidade – Deve decorrer de sua mobilidade, potência de fogo, proteção blindada e do seu amplo sistema de comunicações, permitindo-lhe engajar-se ou desengajar-se em combate, mudar sua formação e direção de movimento, e atuar em largas frentes.

       3. Proteção blindada – Deve ser proporcionada, em grau relativo, pela blindagem de suas viaturas, que resguardam as guarnições contra fogos de armas portáteis, fragmentos de granadas de morteiros e de artilharia e contra os efeitos QBRN, bem como pela defesa AC.

         4. Ação de choque – Será proporcionada pela proteção blindada das viaturas, e consequente da combinação da potência de fogo com a mobilidade. Depende, portanto, da surpresa obtida e pelo emprego do armamento orgânico, reunindo alto poder de fogo e impacto para sobrepujar o inimigo.

       5. Sistema de comunicações amplo e flexível – Deve decorrer do pleno uso dos meios de comunicações dos quais o Esqd será dotado, permitindo ao comandante a efetiva coordenação e controle de todos os seus elementos de manobra e apoio logístico, mesmo em largas frentes. Isso lhe dará a possibilidade de explorar, convenientemente, as demais características e presteza no cumprimento das ordens.

    6. Potência de fogo – Será assegurada pelo seu armamento orgânico, notadamente os morteiros, as armas automáticas (metralhadoras e lança-granadas) e os mísseis anticarro, que auxiliados pela estreita coordenação, a elevada capacidade de levantar alvos e a grande capacidade de estocar munição, lhe conferirão eficiência e precisão de tiro contra o inimigo. 


 

 

 

Fim do conteúdo da página