Comando Conjunto Norte reforça tropa em Moraes Almeidas para ações da Operação Samaúma
Tucuruí (PA) – No dia 15 de julho, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte (CMN), 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, aumentou o desdobramento de efetivo para ação na Operação Samaúma.
O 1º Pelotão de Cavalaria de Selva, pelotão integrante da Força de Prontidão do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, irá reforçar o 51º Batalhão de Infantaria de Selva e deslocou-se para Moraes Almeida, nas proximidades de Itaituba, em uma viagem de 1.100 quilômetros.
Operação Samaúma
A Operação Samaúma, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ambiental, ocorre em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, mediante requerimento do Governador, em outros sítios do estado. Todas as atividades ocorrem em conjunto com órgãos e agências de proteção ambiental e de segurança pública.
Conforme o decreto número 10.730, de 28 de junho de 2021, a atuação dos militares do CCjN, que iniciou dia 28 de junho, ocorre nos municípios paraenses de Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, São Félix do Xingu e Trairão e seguem até o dia 31 de agosto de 2021.
O nome da Operação homenageia a árvore conhecida como rainha da Amazônia, que guarda e distribui água para outras espécies e também pode ser chamada de mafumeira, sumaúma e kapok.
Últimas notícias
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais